Casos de Brucelose e Tuberculose no rebanho bovino de Unaí-MG, estão dentro da normalidade

Foto: Revista Agropecuária.

A afirmação foi feita pelo Coordenador Regional do IMA em Unaí-MG, o médico Veterinário Antônio Marcos.

Por Frank Ádamo.

Os casos de Brucelose e Tuberculose em animais bovinos no rebanho do município de Unaí-MG, estão dentro da normalidade. A afirmação é do Coordenador Regional do IMA, Marco Antônio. O médico Veterinário foi ouvido pela reportagem da Rádio Veredas, e disse que Minas Gerais tem uma “prevalência” baixa dessas doenças, mas, elas aparecem em praticamente todo Estado.

Ele alertou para que se evite o consumo de leite e seus derivados sem as devidas inspeções, bem como, consumir carnes, cujos animais são abatidos clandestinamente, fora de frigorífico que não possua inspeção oficial. Quanto ao consumo de carne, Dr. Antônio Marcos tranquilha a população de que a inspeção feita no frigorifico unaiense segue os mais rigorosos padrões.

O Veterinário deixa claro que as duas doenças são prejudiciais a saúde humana, e que a ingestão de carnes ou derivados contaminados por Tuberculose pode, inclusive, matar. No caso da Tuberculose, disse, o médico, não há vacina. Quanto a Brucelose, a recomendação é de que todas as fêmeas do plantel da cada propriedade sejam vacinadas entre 3 e 8 meses de idade.

Áudio…

Na mesma matéria, ouvimos também a médica Veterinária Débora Pereira Neves, responsável Técnica pelo serviço de inspeção do Frigorifico União. É para esta empresa que são encaminhados os animais considerados positivos para uma dessas doenças, lá ocorre o abate sanitário. Ela explicou como são feitos os procedimentos.

Áudio…


Current track

Title

Artist