Uma Rádio que se confunde com a História de uma cidade chamada Unaí

Por Frank Adamo.

Depois de 43 anos no ar, a Rádio Veredas AM, emissora que integra o Sistema Veredas de Comunicação de Unaí-MG, realizou neste dia 29 de janeiro de 2020, a sua última transmissão. Em seu lugar, em breve, surgirá uma nova rádio, a 93,1 FM.

Uma Rádio, uma História

A primeira transmissão da Rádio Veredas AM aconteceu em 15 de dezembro de 1.976. A criação da rádio, se deu, a partir de uma visão “futurista”, do Empresário Dr. Humberto Eustáquio Lisboa Frederico, que sempre à frente de sua época, já vislumbrava que esse seria um grande empreendimento, e foi! Ao longo desses anos, a emissora cumpriu bem a sua missão, sempre atualizada aos acontecimentos, levando informações do esporte, notícias e entretenimento, e, acima de tudo, alegrando os seus milhares de ouvintes. A evolução da rádio se deu ao mesmo tempo, ao crescimento da cidade de Unaí.

A Rádio Veredas AM acompanhou de perto as grandes transformações e acontecimentos que marcaram a sociedade unaiense nessas mais de quatro décadas, tendo contribuído na construção e promoção da Paz Social em nossa Cidade. Foi parceira de primeira hora das principais empresas, que, cresceram anunciando aqui os seus produtos. Foi parceira dos grandes eventos festivos sejam eles promovidos pelo setor publico ou privado na Cidade de Unaí, bem como na Região Noroeste de Minas.

Quem não se lembra dos programas apresentados ao vivo direto do antigo cinema? Dos programas em que o publico participava, ouvido e assistindo as apresentações dos artistas locais e regionais? Da cobertura esportiva dos grandes jogos, do Unaí Futsal, dos JIMs, do Unaí Esporte Clube, das transmissões dos jogos de Cruzeiro e Atlético, em cadeia com a Rádio Itatiaia? É, foram muitas emoções! Pelos microfones da emissora passaram grandes comunicadores, cada um, ao seu estilo, todos, sem exceção, contribuíram para o engrandecimento da empresa.

Último dia no ar

Em seu ultimo dia no ar, os locutores: Emerson Luiz, Juarez Silva, Serginho Rodrigues, Frank Ádamo e Jose Araujo, acompanhados pelo Diretor Artístico, Paulo Otávio, e pelo Produtor, Geraldo Silva, apresentaram seus últimos programas no sistema AM. Como convidada, a ex-locutora Marisa Costa, participou ao vivo por telefone direto de Patos de Minas, e também se lembrou de momentos marcantes durante o tempo em que integrou a equipe de apresentadores. Os programas foram, em sua grande maioria, um verdadeiro bate papo. Todos aos apresentadores presentes, “evocaram” certo saudosismo, mas, ao mesmo, destacaram a evolução natural do processo de migração.

A última transmissão teve ainda a presença dos sócios-proprietários: Dr. Jose Batista dos Santos Furtado e Dr. Humberto Eustáquio Lisboa Frederico. Em uma das participações, Dr. Jose Batista dos Santos Furtado, destacou, que, o rádio AM já não produz a qualidade que os ouvintes desejam e merecem. Da mesma forma, Dr. Humberto Eustáquio Lisboa Frederico, lembrou que, no ano em que criou a Rádio Veredas, também fundou o Rotary Clube Unaí e inaugurou o Regente Hotel.

Esse é apenas um breve “release” de uma grande e vitoriosa História. Os que ouviram ao longo dos anos essa querida emissora, certamente confirmarão este escrito, e com certeza se lembrarão de muitos outros fatos, momentos, que, aqui não foram transcritos, mas, que fazem parte desta rica História. Parabéns Rádio Veredas por tudo o que representou e continuará representando na Comunicação de Minas e do Brasil.

 


Opiniões dos leitores

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *



Current track

Title

Artist