Bolsonaro anuncia liberação de R$ 892 milhões para Minas, RJ e ES fazerem obras em locais afetados pelas chuvas

Foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta quinta-feira que o governo editou uma medida provisória para dar a Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo R$ 892 milhões para obras emergenciais de reparos em locais afetados pelas chuvas. A informação foi dada pelo presidente em pronunciamento rápido no Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Bolsonaro esteve em BH para sobrevoar, com o governador Romeu Zema (Novo), áreas devastadas pela chuva. Conforme balanço divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã desta quinta-feira, há 101 municípios mineiros em situação de emergência e cinco em estado de calamidade pública. Além disso, 55 pessoas morreram 65 ficaram feridas e 53.188 estão desabrigadas (estão em abrigos) e desalojadas (estão em casas de parentes ou amigos).
Após o sobrevoo, foi realizada no terminal uma reunião entre o presidente, o governador, oito ministros, seis secretários de estado de Minas, senadores e deputados estaduais e federais.
Zema afirmou que o momento é de as prefeituras informarem os danos ao Ministério do Desenvolvimento Regional para que o dinheiro seja disponibilizado. Segundo ele, o governo federal analisará os casos e disponibilizará verbas.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, prometeu rapidez. “Uma força-tarefa está sendo montada no ministério para que os pedidos possam ser processados em um rimo acelerado.”
Com informações da Itatiaia.