PMU e Diretor Clínico do HMU se pronunciam depois de áudio sobre casos de covid se espalhar nas redes sociais

Por Frank Ádamo.

Não bastasse o número alto de infectados pela covid-19, por pouco a pandemia do coronavírus, não provoca outra crise, desta feita no setor de saúde pública de Unaí-MG.

No centro das atenções, o renomado Médico, Clínico Geral e Diretor Clínico do Hospital Municipal, Dr. Joaquim Tomaz, que ao atender a uma paciente, acabou tecendo comentário em que alertava para o possível aumento de casos de covid-19, que o pico da doença se dará nos próximos 10 dias.

A conversa, que deveria ter ficado no anonimato entre médico e paciente, foi transformada pelo acompanhante, que também é pessoa muito conhecida na cidade, em um áudio que se espalhou nas redes sociais, e foi um dos assuntos mais comentados nesta quinta-feira, 18/06.

De acordo com a postagem direcionada a membros de uma família tradicional de Unaí, o acompanhante diz ter ouvido do médico, o seguinte: “Que na data anterior, tinha sido fechado o último leito disponível para tratamento de covid-19, (uma ala criada no HMU), e que 16 pessoas estariam internadas, que estariam chegando médicos de Belo Horizonte para fazer um treinamento para o pessoal dos hospitais particulares, que seriam requisitados cinco (5) leitos de cada hospital somente para atendimento de casos de covid, e por ultimo afirma ter ouvido do Diretor Clinico do Hospital Municipal que nos próximos dez dias (10), Unaí alcançará o pico da doença”.

O áudio circulou em vários grupos de whatsapp e obrigou a Prefeitura Municipal a se pronunciar. No final da tarde, a reunião demorada dos membros do comitê de contingências, do qual Dr. Joaquim Tomaz também faz parte, tratou deste assunto, e ao final, foi redigido um texto, seguido de fala do médico em que o mesmo desmente parte do conteúdo postado, e afirma que foi “infeliz” o referido acompanhante (cita o nome) e esclareceu demais pontos que causaram preocupações na população.

Confira a nota da PMU:

Aqui fazemos referência a um áudio que “viralizou” nas redes sociais em Unaí. Esse áudio menciona a suposta existência de 16 leitos ocupados por pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal de Unaí; noticia suposta ocupação recente do último leito disponível para Covid-19 no HMU, e ainda a obrigatoriedade de hospitais particulares disponibilizarem, 5 leitos para tratamento de eventuais pacientes com Covid-19 na cidade.
Nossa reportagem, no finalzinho da tarde de hoje, quinta-feira, 18/6, conversou com médico, Dr. Joaquim Tomaz, diretor clínico do Hospital Municipal de Unaí, cujo nome é referido no áudio como fonte dessas supostas informações.

ASCOM: Dr. Joaquim, sobre um áudio que circula nas redes sociais, dando conta de que no Hospital Municipal de Unaí, há 16 leitos ocupados por pacientes com Covid-19, é verdade?
Dr. Joaquim Tomaz: Não, não é verdade, hoje, dia 18/6/2020, nós temos lá (no HMU) 5 leitos ocupados por pacientes portadores de Covid-19.

ASCOM: doutor, é verdade que o último leito disponível para pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal foi ocupado?

Dr. Joaquim Tomaz: Não, não é verdade. Nós temos lá (no HMU) ainda, 5 leitos disponíveis.

ASCOM: Sobre a informação de que todo hospital particular de Unaí é obrigado a reservar 5 leitos para pacientes com Covid-19?
Dr. Joaquim Tomaz: Isso é o caso, de, se essa pandemia se estender, e que ao que tudo indica, todas as pessoas envolvidas na contenção do Covid-19, é que realmente chegamos agora no tão esperado pico da doença, se isso acontecer, e realmente esgotarmos todos os leitos públicos, já existe uma normativa falando isso, ainda no início da pandemia recebemos uma visita do Estado, e informaram, que se precisar, cada hospital particular teria que disponibilizar 5 leitos para internação desses pacientes.

ASCOM: Algum paciente de Unaí removido para a UTI em Patos de Minas?
Dr. Joaquim Tomaz: Sim, hoje conseguimos uma vaga para uma paciente, uma senhora de 75 anos de idade, que vai dar sequência ao tratamento, para Covid-19, em Patos de Minas.

ASCOM: Essa senhora reside em Unaí?
Dr. Joaquim Tomaz: Sim, residente em Unaí.

Ao final da entrevista, Dr. Joaquim informou que, desses 5 pacientes, que estão na ala Covid do Hospital Municipal, quatro residem em Unaí. E a paciente que foi removida para Patos de Minas também é residente em Unaí, portanto hoje, 18/6/2020, ao todo, 5 unaienses estão hospitalizados com Covid-19.

Fonte: ASCOM.


Opiniões dos leitores

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *



Current track

Title

Artist