Com 709 casos de covid-19, Unaí-MG pode atingir “platô” nos próximos dias
Por Frank Ádamo.
O comitê de contingências em saúde publicou no final da tarde dessa terça-feira, 14/07, o boletim da covid-19 em Unaí-MG. O informe apontou 24 novos casos de coronavírus na Cidade. As idades variam de 2 a 64 anos. São 14 pessoas do sexo feminino e 10 pessoas do sexo masculino. Com esses novos casos, Unaí ultrapassa a barreira dos 700 casos e passou somar 709 pessoas infectadas com a doença. Desse total, 547 estão curadas da enfermidade. A diferença entre os casos confirmados e curados eram de 162 infectados. O município registra ainda em seus dados 4 mortes causadas por covid-19.
Platô
De acordo com as autoridades do setor de saúde, Unaí se aproxima do “platô”, que é como é chamado o pico de contaminação. Conforme noticiado anteriormente, essa previsão é de que esse índice seja atingido nesta semana do dia 15, ou até na semana seguinte.
Ações
Nos últimos dias, a prefeitura municipal adotou novas ações com vistas ao enfrentamento da pandemia. Uma dessas medidas, foi a decretação de estado de calamidade publica. Um decreto especificando a medida foi publicado na ultima segunda-feira 13/07 e já entrou em vigorar.
Para muita gente, uma preocupação, se a decretação de calamidade vai gerar o fechamento de comercio em geral? De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura (ASCOM), não. Em nota a pasta diz que a situação decretada em nada altera o funcionamento de estabelecimentos comerciais. A medida apenas facilita a PMU contratar pessoal sem concurso publico e comprar medicamentos e insumos sem licitação, por exemplo.
Em outra medida, Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) passou a adotar dessa terça-feira, 14/07, a ampliação do horário de atendimento do Centro de Atendimento a covid-19 no Parque de Exposições. De acordo com a Coordenadora do C. A, Priscila Figueiredo, a partir desta data, não haverá intervalo das 17h, e os atendimentos seguirão até o seu encerramento às 21h.
Capacidade hospitalar
Até ontem, terça-feira, 124/07, 15 pacientes estavam internados na rede hospitalar da Cidade. Cinco (5) cinco desses pacientes ocupavam as UTIs do Hospital Santa Mônica. A informação foi dada pela direção da Intensilife que gerencia as unidades. Conforme as informações, eram um (1) paciente de Paracatu-MG, três (3) de Unaí-MG e um (1) de São Gotardo-MG. Todos via pactuação com o Estado.
Na ala covid do Hospital Municipal de Unaí (HMU) a situação nesta terça-feira, 14/04, era a seguinte: Dez (10) pacientes estavam internados até essa data, todos confirmados com covid-19, sendo oito (8) homens e duas (2) Mulheres. Quatro desses pacientes faziam uso de oxigênio. A informação é da Direção do HMU, que, no entanto não informou se todos eram de Unaí ou de outras cidades do Noroeste.