28º BPM 25 anos: Comandante atual faz homenagem aos Ex-Comandantes, Policiais, Autoridades e Imprensa

No dia 01/09/1.995, foi criado o 28º Batalhão de Polícia Militar em Unaí-MG, assumindo, assim, a responsabilidade de prover a segurança pública, ofertando uma polícia de excelência às comunidades do Noroeste de Minas. Hoje, 01/09/2.20,  o 28º BPM “Guardião do Noroeste”, completa 25 anos, atualmente estende sua malha a 12 municípios e 20 Distritos, promovendo segurança pública à uma população de aproximadamente 198 mil pessoas distribuídas em 33.953 Km².

Homenagem do Comandante

Neste 01 de setembro de 2.020, o 28º BPM completa 25 anos de existência. Ao longo desse tempo passaram pela unidade dez comandantes, dos quais, quatro galgaram o posto de coronel ainda na ativa. Dentre eles, o Coronel Reinaldo, atual comandante da 16ª Região da Polícia Militar, que também comandou essa Unidade com muita competência, sedimentando o caminho para facilitar a missão dos demais que o sucederam.

Na galeria de ex-comandantes da Unidade, reluzem fotografias daqueles que, com a altivez que norteia o trabalho de qualquer comandante, enfrentando as dificuldades encontradas pelo caminho, souberam fazer as escolhas certas, dentre as muitas tortuosas, para levar esta Unidade policial ao brilho reluzente da vitória.

Essa foi à primeira Unidade da Polícia Militar em que trabalhei após ter concluído o curso de formação de sargentos no ano de 1992, e, hoje, tenho a honra de comandá-la por ocasião de data tão expressiva, embora tenha servido também no 45º Batalhão na cidade de Paracatu e na sede da 16ª Região da Polícia Militar. Portanto, passei aqui praticamente toda a minha carreira, e sou testemunha dos incontáveis feitos heroicos colocados a cabo por essa prodigiosa Tropa, que mesmo passando pelos mais diversos percalços, vivendo momentos de dificuldades logísticas, de pessoal e de incertezas diversas, foi capaz de dar respostas satisfatórias às mais exigentes demandas.

Ao longo desse tempo, foram fugas de presos, rebeliões em cadeias, penitenciária, conflitos com movimentos de trabalhadores rurais e assaltos a bancos, dentre tantas outras situações complexas, cujas ações na zona de enfrentamento perduravam por semanas, conforme ocorre atualmente face à pandemia da COVID-19, onde a Tropa em momento algum deixou sua tenacidade de lado, o que demonstra a dignidade desses policiais militares aguerridos que serviram e continuam servindo a sociedade noroestina.

Nessa brilhante trajetória, essa Unidade policial militar concluiu com sucesso a formação de 275 sargentos em cursos de formação, como também colocou nas fileiras da Corporação de Tiradentes 560 soldados, sendo que muitos deles hoje constituem o corpo de oficiais da Polícia Militar, inclusive aqui no 28º BPM.

Aqui rendo meus mais efusivos agradecimentos e mais sincero reconhecimento aos militares que estão hoje na reserva altiva, sem os quais jamais poderíamos ter cumprido a nossa missão com galhardia, cujo trabalho irrepreensível contribuiu sobremaneira para a consolidação do nome da Polícia Militar no seio social. Também não poderia deixar de agradecer aos funcionários civis, pela contribuição e por fazer parte dessa história. Aos militares que serviram no 28º Batalhão e hoje prestam serviço em outras Unidades da Polícia Militar, em especial no 45º Batalhão e sede da 16ª Região, nosso muito obrigado e saibam que seremos eternamente gratos. Aos atuais militares que compõem o corpo de militares da Unidade, nossa continência pelo compromisso e comprometimento para, diuturnamente, defender a sociedade e cumprir nossa missão constitucional. Às autoridades dos três poderes e aos demais parceiros da polícia militar nas doze cidades que compõem a área de responsabilidade territorial do 28º Batalhão, nosso agradecimento pela parceria irrestrita, sem a qual certamente não teríamos alcançado êxito no cumprimento do dever.

E por fim, aos profissionais de imprensa que, ao longo de todo esse tempo, propiciaram uma relação de respeito mútuo e de camaradagem na tarefa de manter a sociedade informada, cujo trabalho foi feito com lisura, ética e transparência.

Muito obrigado!!!

Unaí, 01 de setembro de 2.020.

Ten. Cel. Jose dos Anjos Luiz Alves

Comandante.


Opiniões dos leitores

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *



Current track

Title

Artist