Branquinho toma posse e se licencia para seguir tratamento
Por Frank Ádamo.
O prefeito Jose Gomes Branquinho de Unaí-MG (PSDB) foi finalmente empossado em solenidade realizada pela Câmara Municipal e transmitida por videoconferência na tarde da ultima sexta-feira, 15 de janeiro, dia que em o município completou 77 anos de emancipação política.
Internado desde o dia 26 de dezembro de 2020 para tratamento contra a covid-19, o prefeito não pôde ser empossado em 01 de janeiro em que tomaram posse o vice-prefeito Waldir Wilson Novais Pinto Filho (PSDB) e os 15 Vereadores, uma vez, que já se encontrava hospitalizado. Dessa data em diante, o quadro clínico do gestor só foi se agravando, sendo necessário seu internamento em uma UTI, e posteriormente transferido para a Cidade de Patrocínio, onde seu filho, o médico Dr. Felipe Branquinho, trabalha.
Sessão histórica
A sessão restrita foi conduzida pelo Presidente Vereador Paulo Arara (PSD), contou a apenas com a presença dos Vereadores, do Vice-Prefeito, do Procurador Geral, Assessores, Imprensa e de Servidores do Poder Legislativo apenas o Vereador Raphael de Paulo participou de forma remota.
Emoção
Depois do rito inicial, foi concedido a apalavra ao Vice-prefeito Waldir Wilson Novais Pinto Filho. Visivelmente emocionado, “Pintinho” falou da alegria que estava sentindo naquele instante e que a emoção roubava lhe as palavras, mas, que não podia deixar de falar de sua satisfação em poder estar participando daquele momento da posse do seu “irmão”, e agradeceu a presidência daquela Casa de Leis que teve a sensibilidade que momento precisava.
Luta pela vida
Desde que foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o prefeito travou uma verdadeira luta pela vida. Em um dos momentos mais críticos, precisou ser sedado, entubado e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. A cada boletim divulgado criava-se uma expectativa e ansiedade na família e em parte da população.
Sempre muito bem acompanhado pela equipe médica do Hospital Med Center, Branquinho deu sinais de reação. Certa manhã, tendo amanhecido melhor, mais disposto, ele foi transferido da UTI para um quarto de internação, mas, no dia seguinte, um desconforto levou novamente a equipe médica a optar por voltá-lo a Unidade de Terapia Intensiva, de onde saiu no dia 15/01, e seu primeiro pedido foi o de que sua Assessoria Jurídica articulasse junto a Câmara para que ele pudesse ser empossado. Como não havia nada definido, prevaleceu o bom senso. A Mesa Diretora editou e publicou edital de convocação de todos os vereadores e marcou a posse para o final da tarde daquele mesmo dia.
Esforço de todos
Uma equipe de técnicos seguiu as pressas para Patrocínio e às 18h42min, foi iniciada a solenidade em que o prefeito prestou o juramento de cumprir a Lei Orgânica e em seguida assinou o Termo de Posse, momento que houve aplausos.
Discurso
Na mesma sessão, após a posse, Branquinho fez um breve discurso, em que agradeceu a boa vontade dos vereadores, de modo especial da Mesa Diretora, parabenizando o Vice-prefeito Waldir pela condução dos trabalhos como interino, agradeceu toda a equipe médica e disse que estava livre da covid, mas, que seguia em tratamento para reabilitação das seqüelas.
Vereadores
A fala de Branquinho foi seguida de breves discursos dos vereadores, que, um a um enalteceram o momento e rogaram a Deus pela recuperação do prefeito.
Licença do cargo
Passada a solenidade de posse, a Assessoria Jurídica entrou com pedido de licença do cargo e o prefeito está licenciado até receber autorização médica para poder iniciar suas atividades laborativas.