Rompimento de tubulação na estação de captação do SAAE provoca desabastecimento de água em Unaí-MG
A cheia do Rio Preto, no trecho que passa em Unaí-MG, ocorrida no ultimo final de semana, foi passageira, mas, deixou um grande problema para a população unaiense a ser resolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Pelo menos 24 horas de chuvas intensas que caíram acima das usinas hidrelétricas obrigou a abertura de comportas das PCH Baixo e PCH Mata Velha, o que elevou rapidamente o nível de água e provocou o rompimento dos tubos de captação que ficam instalados em cima de uma balsa. O acidente ocorreu na noite do último domingo, 07/02.
Como conseqüência dos danos, houve interrupção da captação o que afetou o abastecimento de água da população. Vários bairros ficaram com as torneiras secas. O problema só foi detectado na manhã de segunda-feira, 08/02, e imediatamente as equipes de manutenção do SAAE começaram os serviços no local. O esforço durou toda segunda, sendo retomado na madrugada desta terça, 09/2.
SAAE se pronuncia
Durante entrevista a Rádio Veredas, o Diretor Geral do SAAE, Gelado Oliveira “Cel. Oliveira”, deu as devidas explicações, pediu desculpas a população pelos transtornos e disse ter expectativas de que ainda no final da tarde desta terça, o Centro da Cidade já estaria com o fornecimento estabilizado. Ele informou da necessidade de compra de tubulação para substituição, mas, antecipou que um novo sistema de captação que já estava concluído, mas, que ainda não havia entrado em operação, foi ligado e o bombeamento foi retomado.
O novo conjunto de captação de água possui três bombas de 150 cavalos cada uma. O equipamento é o que há de mais moderno e faz parte do novo sistema de tratamento de água que o SAAE entregará em breve, com capacidade para atender com água tratada uma população de 180 mil habitantes. Um projeto para assegurar a capacidade de tratamento e distribuição de água para a Unaí de hoje e das próximas décadas.
Era por volta das 12hs, quando a água começou a ser bombeada novamente e em seguida, depois de tratada, por volta das 14hs chegou as torneiras das residencias para a felicidade de todos.
A expectativa da direção do SAAE é que o abastecimento das casas seja restabelecido totalmente ainda na noite desta terça, depois de um esforço concentrado durante todo o dia.
Pontos críticos
A Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, desde ontem vinha garantindo apoio ao SAAE na entrega de água. Foram destinados cinco caminhões-pipa para atender setores emergenciais, como o Hospital Municipal e o Centro Socio-educativo. Para o Hospital Municipal(HMU) e Pronto Socorro (PA), além de água para uso rotineiro fornecido pelos caminhões-pipa, o SAAE está enviando água potável envasada em galões para consumo do público interno.
Levantamento
A região central da cidade, além de Divineia, Primaveras, Dom Bosco, Sagarana, Vila Militar e bairros vizinhos à serra do Taquaril foram os mais prejudicados com a falta de água. Porém, os que são abastecidos com poço artesiano não sofreram tanto (ou sofreram menos) com a falta de água. Canaã, Novo Horizonte, Cidade Nova, Iuna, Sagrada Família e vizinhos, bem como Alvorada, Terra Nova, Água Branca, Mamoeiro, Santa Clara e vizinhança são abastecidos com poço artesiano.
Pedido do SAAE.
Enquanto o sistema ainda está sendo restabelecido, a ordem do dia é economizar água. Quem ainda tem água, deve consumir com critério, foi o que pediu o diretor-geral do SAAE, Geraldo Oliveira.
Com colaboração da ASCOM.