Governo de Minas lança em Unaí campanha de conscientização e distribuição de máscaras
Foto: ASCOM
O governo de Minas Gerais lançou a campanha de conscientização e distribuição de máscaras em diferentes regiões de Minas, começando pelo Noroeste (Unaí e Patos de Minas). Serão distribuídas milhões de máscaras que ajudarão os mineiros a vencer a pandemia, mesmo depois da vacinação.
A ação é prevista como mais um reforço do Plano Minas Consciente para o enfrentamento à Covid-19 e retomada econômica do Estado. O foco principal da campanha é a conscientização da população para o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos como prevenção à piora dos indicadores de saúde, focalizada nos municípios que já apresentam alguma inversão do comportamento dos índices de casos de Covid-19.
As máscaras foram produzidas nas unidades prisionais do Estado, inclusive na de Unaí, e serão entregues durante duas semanas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Secretaria Estadual de Saúde, por meio da regional de saúde, e Secretaria Municipal de Saúde de Unaí, entidades à frente da campanha no município, coordenados em nível de Estado pela Fundação João Pinheiro (FJP).
Ao todo, serão distribuídas no município de Unaí, por enquanto, 50 mil máscaras, em turnos e dias alternados, em pontos de maior circulação da cidade como na Praça da Prefeitura, no bairro Canaã, na região dos bancos, durante patrulhamento rural, além de pontos fixos como nas unidades básicas de saúde.
A primeira ação, feita conjuntamente entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e secretarias de saúde do Estado e do Município, aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 25/05, na Praça JK (Prefeitura) e contou com a presença de representantes dos órgãos participantes, e de Victor Batista – que esteve representando a Fundação João Pinheiro, encarregada pela coordenação de distribuição da máscaras.
Assim que foi encerrada a solenidade, foi inciada a distribuição das máscaras. Os primeiros a receberem foi justamente quem se encontrava acompanhando o evento, além das pessoas que estavam nas imediações da praça.
Anfitrião
O prefeito de Unaí, Jose Gomes Branquinho não perdeu a oportunidade de levantar mais uma vez o assunto Hospital Regional. O gestor se dirigiu aos representantes dos Órgãos presentes para que façam chegar ao Governador a necessidade da Região Noroeste de ter um hospital mantido pelo Estado e pelo Governo Federal, mas, que o município unaiense já tem o terreno com mais de 26.000m quadrados destinado para esta finalidade. O Gestor disse que a região está esquecida e que precisa ser lembrada, ser vista! Branquinho disse que o município tem gasto cerca de 35% da sua receita com a saúde dos unaienses, mas, que também atende a população dos outros municípios.