Deliberação do COES autoriza música ao vivo e prorroga horário de feira
Em nova deliberação do Comando Operacional Emergencial em Saúde – COES, publicado nessa quinta-feira, 24/06, liberou a atividade de música ao vivo em bares, restaurantes e similares em Unaí-MG e estão vigorando. De acordo com Deliberação 013/21, a liberação desta atividade atende a um pedido da categoria dos músicos que foram bastante penalizados desde as primeiras medidas restritivas da pandemia, a classe está há mais de um ano sem trabalhar.
Representantes do segmento participaram de reunião do COES e pediram autorização para tocar e cantar. Explicaram que, para eles, não faria diferença apresentar-se para 50 ou 100 pessoas presentes no bar ou restaurante, pois recebem cachês por noite de apresentação.
O entendimento inicial é que a música ao vivo atrai muita gente, forma aglomeração. Mas, como existe um decreto que regulamenta o funcionamento dos bares, limita o número de clientes, mantém o distanciamento, a música ao vivo não vai alterar muito, explica a presidente do COES, Tatiane Rocha.
O responsável pelo bar ou restaurante, no entanto, deve garantir que o ambiente esteja arejado e cumprir orientações de distanciamento social e de proteção individual. Artigo da deliberação adverte que qualquer profissional da música ou técnica que apresentar alguns dos sintomas da covid-19 não deverá trabalhar, mas sim buscar atendimento médico com urgência.
Horário estendido em feira
A deliberação também autoriza a feira do Canaã/Novo Horizonte a prorrogar seu horário de funcionamento de 11h para 12h, aos domingos. A medida do COES visa atender a uma solicitação dos feirantes, que pediam uma hora a mais, por causa dos produtos perecíveis.
O documento, porém, ressalta que (nos arredores da feira) continua suspenso o consumo de bebida alcoólica e proibidos o som automotivo, a música ambiente e a música ao vivo, para evitar aglomerações.
O COES
O Comando Operacional de Emergência em Saúde foi instalado em Unaí, no dia 24 de março de 2021, por meio do Decreto 5.553/21. Trata-se de uma estrutura temporária de análise, decisão e controle para enfrentamento da pandemia de covid-19. O comitê é responsável pela gestão plena da situação no município durante a crise sanitária.
O COES é formado por representantes dos seguintes órgãos:
Comando – Gabinete do Prefeito;
Apoio Direto – Secretaria Municipal da Saúde;
Apoio Direto – Assessoria de Comunicação da Prefeitura;
Representante da Procuradoria do Município de Unaí;
Departamento de Compras e Licitação;
Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento;
Departamento de Fiscalização;
Representante área de Farmácia Hospitalar do Município;
Representante do Hospital Municipal de Campanha;
Representante da Epidemiologia;
Representante da Defesa Civil;
Representante da Atenção Primária;
Representante da Saúde Mental;
Representante do Ministério Público;
Representante da GRS;
Representante da Polícia Militar;
Representante do Corpo de Bombeiros.
Com informações da ASCOM/PMU.