Polícia Militar celebra o Dia da Bandeira Nacional com solenidade
Policiais Militares da 16ª Região de Polícia Militar (16ª RPM), do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM) e da 16ª Companhia PM de Meio Ambiente (16ª Cia PM MAmb), prestaram nesta sexta-feira, 19/11, uma homenagem ao símbolo maior da nossa Pátria, o Pavilhão Nacional.
À solenidade contou com a participação do Comandante da 16ª RPM, Cel PM Floriano, do Comandante do 28º BPM, Ten Cel PM Braga, do Comandante da 16ª Cia PM MAmb, Maj PM Lobo acompanhados de oficiais, praças e servidores civis das Unidades.
Às 12 horas ocorreu o hasteamento do Pavilhão Nacional realizado pela Sargento PM Iolanda, a bandeira do Estado de Minas Gerais foi hasteada pela assessora jurídica, Pollyane Cândida e a bandeira com a insígnia da 16ª RPM foi hasteada pela Cabo PM Tânia.
A leitura da ordem do dia do Comandante-Geral, foi feita pelo 2º Sgt. PM Walison.
Trecho da Ordem do Dia emitida às Unidades pelo Exmo. Sr. Comandante-Geral da PMMG, Cel PM Rodrigo Sousa Rodrigues:
“Hoje, a Polícia Militar de Minas Gerais associa-se a todos os brasileiros e brasileiras para comemorar o dia da bandeira nacional; data instituída no ano de 1889, por meio do Decreto Lei nº 4, em homenagem à bandeira da pátria, criada quatro dias após a proclamação da República. A importância desse símbolo do nosso país está relacionada à identidade nacional, representando a unidade e a soberania do Brasil.
Ao drapejar majestoso e altaneiro, o lábaro estrelado nos enche de orgulho patriótico, reafirmando a nossa liberdade DIA DA BANDEIRA em cada lugar onde esteja tremulando. O auriverde pendão de nossa pátria se destaca por suas cores vivas e vibrantes, exaltando a imensa nação brasileira, seja nos momentos de festa ou de dor, pairando sempre sagrada bandeira, pavilhão brasiliano da justiça e do amor!
Quando a bandeira nacional foi hasteada pela primeira vez no país, a corporação do Alferes Tiradentes tinha 114 anos.”
Em ato solene e como parte de nossas tradições, o 2º Sgt PM Gilberto, praça mais antiga presente na solenidade, procedeu a incineração das bandeiras do Brasil inservíveis.
Ao final, os policiais militares entoaram o Hino à Bandeira do Brasil, reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da PMMG em Unaí-MG.