OPERAÇÃO HARVEST TIME

Nota à Imprensa – OPERAÇÃO HARVEST TIME

UNAÍ/MG, 17 de maio de 2023.

A POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS, através da Delegacia de Repressão a Furto e Roubo da cidade de Unaí/MG, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 17, a OPERAÇÃO HARVEST TIME com a finalidade de repressão qualificada a ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA dedicada à subtração de tratores e peças de máquinas agrícolas em fazendas situadas na zona rural dos municípios de UNAÍ, BONFINÓPOLIS DE MINAS E BURITIZEIRO. Foram cumpridos nas cidades de Unaí e Paracatu um total de 11 (onze) mandados de busca e apreensão domiciliares e 03 (três) mandados de prisão preventiva contra membros da Organização Criminosa.

As investigações tramitam no âmbito da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio de Unaí, sob presidência da Delegada de Polícia GRABRIELA MOL CÂMARA. Com os elementos probatórios colhidos em razão da deflagração da operação, cujas investigações iniciaram a 06 (seis) meses, A POLÍCIA CIVIL concluirá de uma só vez 11 (onze) inquéritos policiais instaurados para apurar os diversos crimes praticados pela Organização Criminosa no Noroeste Mineiro. Conforme evidenciado no trabalho técnico-investigativo realizado pela Polícia Civil, a ORCRIM havia se estruturado em Unaí desde 2021 com o objetivo de obter lucro, em larga escala, mediante a subtração e comercialização dos tratores e peças subtraídas de propriedade rurais, contabilizando-se um prejuízo superior a R$ 2.000.00,00 (dois milhões de reais) por parte das vítimas. Os integrantes da ORCRIM são profissionais que trabalhavam como prestadores de serviços agrícolas para as vítimas, o que facilitava o acesso e mapeamento das propriedades rurais que seriam objeto de subtrações. As peças subtraídas eram vendidas a produtores de outras regiões ou utilizadas para modificação de tratores também subtraídos, conferindo falsos indícios de legitimidade aos compradores interessados.

A operação contou com a participação de 40 (quarenta) POLICIAIS CIVIS, sendo 8 (oito) Delegados de Polícia. Os 3 (três) investigados presos preventivamente possuem 32, 30 e 23 anos de idade, e serão indiciados pelos crimes de Organização Criminosa, adulteração de veículo automotor e furto qualificado por diversas vezes. As pessoas identificadas como receptadoras dos produtos subtraídos pela ORCRIM também serão indiciadas pelo crime de receptação.

POLICIA CIVIL DE MINAS GERAIS, INVESTIGAR É NOSSA MISSÃO.


Opiniões dos leitores

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *



Current track

Title

Artist