275ª Romaria de Santo Antônio do Boqueirão é encerrada como uma das maiores de todos os tempos
Por Frank Ádamo.
Com Missa de despedida dos Romeiros no Santuário Novo e agradecimento e encerramento das atividades na sede da ARSAB, foi encerrada oficialmente na manhã desta quarta-feira, 14, a 275ª Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, em Unaí-MG. Foram 7 dias de festa, sendo, que a Trezena de Santo Antônio, começou ainda no dia 28/5, como parte da preparação para festa.
O ponto forte da Romaria como sempre, foram as atividades religiosas, celebradas diariamente, entre as quais: Missas, Procissões, Batizados e cumprimento de Promessas. Levantamento de Mastros, Acendimento das Fogueiras, e Confissões, também foram momentos que atraíram a participação de romeiros e visitantes. Os dois santuários (Velho) e (Novo) estiveram lotados todos os dias. Liderados pelo Frei Geraldo – Pároco da Paroquia Nossa Senhora da Conceição, Frei Reinaldo, Frei Atanal (Tato), Frei Donizete, Frei Moacir, Frei Agnaldo, Padre Preguinho; os Diáconos: Jaime e Maurício, e as Irmãs: Fabiana e Edenilce, se revezaram nas celebrações de missas durante todo o período de festa. Grupos litúrgicos de diversas comunidades e pastorais do Convento se desdobraram para servir nas celebrações. Ministros da Sagrada Eucaristia estiveram sempre prontos para auxiliar no altar. A cada dia, festeiros (Famílias), como são chamados aqueles que se dispõem ao serviço voluntário na cantina e responsáveis pelo translado das bandeiras na entrada das missas solenes.
Este ano os Festeiros foram:
Divino Espirito Santo: Adão, Doraci e Família;
Nossa Senhora do Rosário: Geraldo Marcos e Edna;
E Santo Antônio: Guilherme Guimarães, Sirleide Lopes Guimarães e Família Bernardes Guimarães.
A organização da Romaria de Santo Antônio é dívida em três frentes: Paroquia Nossa Senhora da Conceição, responsável pela parte religiosa (missas, Procissões, batizados, folia, liturgias, cânticos, sacerdotes, organização dos santuários, e tudo para as celebrações); a Prefeitura Municipal de Unaí, que cuida da organização do Distrito e providencia as melhorias na estrada de acesso(a conservação foi diária, com caminhões pipas molhando todo o percurso, o que resultou um transito sem poeira e sem riscos de acidentes), água potável ( chafariz), banheiros, limpeza das ruas, barracas comerciais, serviço de saúde, eventos culturais, museu, limpeza dos estacionamentos, energia elétrica, e auxilia na organização do Concurso de Estandartes e na entrega da Comenda de Santo Antônio(em parceria com a Paroquia e a ARSAB); e a Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão – ARSAB, encarregada da acolhida aos Romeiros, espaço para barracas de estadia, rede de som interna(este ano a Rádio Veredas ficou responsável por este serviço), a parte festiva(bailes todas as noites em sua sede) e responsável pelo estacionamento dentro do Distrito, e colabora na solução de possíveis problemas.
A segurança foi feita pela PM (28º BPM), que, manteve durante todos os dias um efetivo permanente. O resultado desta prevenção, foi a de que não houve nenhuma ocorrência policial de maior gravidade registrada nos dias de festa.
Dia do Padroeiro
O dia de Santo Antônio foi celebrado com muita devoção desde as primeiras horas desse 13 der junho. Milhares de Romeiros compareceram ao Distrito do Boqueirão e expressaram sua Fé. Um dos momentos marcantes do dia, foi a missa Celebrada pelo Bispo Dom Jorge que lotou o Santuário Novo, na parte da manhã.
No período da tarde, no Espaço Cultural, em dois eventos que contou com a presença do prefeito Jose Gomes Branquinho, da Secretária de Cultura, Luciana Navarro, Frei Geraldo, do Secretários: de Obras, Durval Mendonça, de Agricultura e Serviços Rurais, Marquelísio Aparecido de Faria, dos Vereadores: Dorinha Melgaço, Tião do Rodo, Diácono Gê, Valdir Mix, do Diretor do SAEE, Alino Coelho; do Diretor do Museu, Luiz Anselmo, do Secretário Geral da Câmara, Thiago Martins, e outras Autoridades, foi realizada a cerimonia de entrega da premiação dos artesãos que participaram do Concurso de Estandartes, em sua 4ª edição. A Banda Lira Capim Branco abrilhantou o momento em apresentação especial.
Os vencedores do Concurso de Estandartes foram:
1º lugar: Meiriane Fernandes;
2º lugar: Rodolfo Coimbra
3º lugar: Roseni Soares.
Para a realização do concurso este ano a Sectur trouxe a participação do Gestora do Circuito Turístico das Gerais, Lucinai Diniz. Ela falou como se deu esta indicação. Áudio…
Luciana Navarro – SECTUR sintetizou um pouco de como o concurso foi criado, a premiação que é concedida aos vencedores e a destinação que é dada a cada um dos estandartes após o encerramento da festa. Áudio…
Em seguida, aconteceu a entrega da Comenda de Santo Antônio aos Homenageados, conforme indicações:
Marquelísio Aparecido de Faria (Prefeitura Municipal;
Waldir Moreira Andrade (Prefeitura Municipal);
Waldemar Gomes da Silva (Paroquia Nossa Senhora da Conceição);
Waldir Souza Ramos – In-merian (ARSAB);
Acir José Coimbra (Câmara Municipal) .
Após o ato oficial de entrega das Comendas, o Frei Geraldo falou a reportagem Veredas sobre os Estandartes e sobre o indicado da Paroquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição para receber a Comenda. Audio…
O Prefeito Jose Gomes Branquinho enalteceu a Romaria de Santo Antônio do Boqueirão. O Gestor falou dos cuidados das estradas, e apresentou os indicados da PMU para Comendadores de Santo Antônio. Áudio…
Pontos negativos
Em dois dias seguidos faltou energia elétrica. A informação, foi de que, a queda da eletricidade, se deu pelo aumento do consumo, em parte, consequência de muitos gatos (ligações clandestinas). Sem energia, missas foram celebradas a luz de lanternas de celulares, o que prejudicou o andamento dessas atividades.
Outra situação muito reclamada, foi o abuso na utilização de som automotivo e caixas amplificadas dentro das barracas, que, prejudicaram o andamento de celebrações, e em alguns momentos, tiram o sossego dos romeiros em seu descanso. Fato este, motivo insistentes pedidos nas missas para fosse evitado e até denunciado, especialmente, quanto a falta de consciência dos que agiram assim. Houve intervenção da PM em alguns casos.
Avaliação
Apesar destes pormenores, na avaliação da organização festa, a edição deste ano foi considerada um sucesso e uma das mais participativas de todos os tempos.
Momentos