Em reunião do Núcleo Especial da COAGRIL, demandas dos produtores são apresentadas a Secretários de Estado
Presença dos Secretários de Agricultura e Meio Ambiente demonstra força do cooperativismo unaiense.
Por Frank Ádamo.
Cooperados da COAGRIL participaram na noite da ultima quinta-feira, 04/07 da reunião do Núcleo Especial. A reunião do núcleo cooperativo é um evento realizado com freqüência dentro da cooperativa e tem por objetivo apresentar informações comerciais, estratégias e atividades planejadas, ou que já estejam sendo realizadas em benefício dos associados. Além dos cooperados associados, estiveram presentes lideranças do setor produtivo, especialistas do agronegócio, o Presidente da COAGRIL, Jose Carlos Ferigolo, bem como os membros da sua diretoria; o Presidente do Sindicato do Sindicato dos Produtores Rurais, Dr. Ricardo Almeida; o vice-prefeito, Waldir Novais; o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira; a Secretária de Estado da Agricultura, Ana Maria Velentini; a Diretora Geral do IGAM, Marília Carvalho de Melo, entre outros convidados.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Núcleo Especial, o cooperado e ex-presidente da COAGRIL, Nelson Amado Noivo, que depois da composição da mesa e formalidades iniciais, convidou a todos para a assistirem ao ciclo de palestras com os seguintes temas: Resultados da aplicação do Soja Plus em MG, BA e MS, com o Professor Aziz Galvão da Silva (UFV); Demanda de mercado por uma soja sustentável, Soja Plus Brasil, proferida por Bernardo Pires (ABIOVE); Disponibilidade hídrica e agricultura irrigada. Como compatibilizar?, apresentada pelo Professor Everardo Mantovani (UFV); e esclarecimentos sobre o processo de nulidade da patente da Intacta, em que falaram os Doutores: Jose Guilherme Junior e Jose Perdiz.
A presença das autoridades políticas locais e estaduais, e de especialistas no agronegócio demonstrou o prestigio do cooperativismo de Unaí e do Noroeste.
Para o Presidente da COAGRIL, Jose Carlos Ferigolo, essa edição da reunião do núcleo, se deu de maneira especial, pela parceria com a IRRIGANOR e a PROSOJA. Ferigolo destacou que os assuntos tratados foram voltados as demandas dos produtores, e que a ocasião era oportuna para sensibilizar o secretário de Meio Ambiente para a questão dos barramentos. Áudio…
Na condição de parceira do evento, a IRRIGANOR foi representada pela sua presidente Rowena Betina Petroll. A representante dos irrigantes foi enfática em dizer que a reunião era de extrema importância, especialmente pela vinda das autoridades, mas, especificamente quanto à presença da diretora do IGAM. Rowena enumerou as três principais demandas dos irrigantes do noroeste. Áudio…
Como a região tem forte vocação na produção de grãos através de lavouras irrigadas, a presença da Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, Marília Carvalho de Melo, foi uma oportunidade para se conhecer melhor como funciona o processo de liberação de outorgas para fins de irrigação. A diretora explicou, entre outras coisas, a função do IGAM nessas liberações, e reconheceu que há um passivo de outorgas, em analises no órgão. Áudio…
A vinda do Secretário de Meio Ambiente oportunizou aos produtores rurais presentes esclarecer sobre vários pontos relacionados ao setor produtivo.
Germano Vieira disse que tem buscado fomentar a produção agrícola, com sustentabilidade, trazendo regularização ambiental. O gestor da pasta ambiental, afirmou seguir orientação do governador, de que o estado quer ser amigo de quem quer produzir e gerar emprego, e espera que esse exemplo possa ser seguido por toda classe de produtores rurais. Áudio…
Tratada como um orgulho dos produtores rurais da região noroeste, representante da classe a integrar o governo do estado, Ana Valentini foi muito aplaudida ao chegar à reunião. Ouvida pela Imprensa, a Secretária de Estado da Agricultura falou inicialmente da importância da sustentabilidade nos processos de agricultura. Ela destacou que a preservação ambiental é também de responsabilidade dos produtores rurais. Produzir aliando responsabilidade e sustentabilidade é um grande desafio, disse Ana Valentini. Ao representar a classe no governo do estado, a secretária afirmou que leva a experiência de produtora rural, as dificuldades pelas quais passam os produtores em sua grande maioria, e que isso lhe dar uma visão diferente a frente ao cargo que ocupa. Ana Valentini definiu a classe produtora como guerreira, uma vez que os fatores adversos para se produzir alimentos, torna a atividade ainda mais difícil em comparação as demais. Quanto ao cumprimento das diversas legislações que implicam em dificuldades para os produtores, Ana Valentini disse que há diretrizes do governador para que essa situação seja amenizada. Áudio…
Ao explicar a função do Núcleo Especial, o presidente Nelson Noivo disse que o evento promovido pela COAGRIL, mostra o fortalecimento do cooperativismo, e é importante não apenas para o agronegócio para todos os segmentos, inclusive o comercio. Áudio…