Unaí-MG: Decreto permite a realização de leilões com restrições
Está vigorando desde essa quinta-feira, 14/05, o Decreto Municipal 5.343/20, que versa sobre a realização de leilões no âmbito do município de Unaí-MG. O documento diz que, os eventos poderão ser realizados na seguinte condição: uma pessoa a cada 4 metros, quadrados, com máscaras e declaração de responsabilidade da empresa.
As condições foram estabelecidas pelo Comitê Municipal de Contingências em Saúde da Covid-19, para que os leilões pecuários voltem a funcionar. A deliberação colegiada do comitê embasou a decisão do Prefeito Jose Gomes Branquinho, que editou o novo decreto.
Conforme o documento, fica proibida a participação de pessoas do grupo de risco, sendo mantida a distância mínima de 2 metros entre os participantes e com o uso de máscaras. As demais restrições, são: que os participantes dos leilões terão nomes, identidades e CPF´s anotados, e que essa relação deverá ser mantida à disposição do Comitê Gestor de Saúde Pública, no mínimo, por 30 dias.
Sobre este novo decreto, o Veredas Notícias ouviu a administração municipal, que se pronunciou através do Assessor de Comunicação, Junei Martins.
Áudio…
E como cada tatersal de leilões vai fazer para adequar seus eventos à nova realidade. Aqui em Unaí, esses eventos já estavam sendo realizados na modalidade online. A nossa reportagem ouvimos Neto Aguiar – da Unaí Leilões. Áudio…
Boletim Epidemiológico
Foi confirmado nessa quinta-feira, 14/05 mais um caso positivo de covid-19 em Unaí. Trata se de um Senhor, de 55 anos de idade. De acordo com as informações do Comitê de Contingências em Saúde, ele trabalha e reside na Cidade, onde em uma chácara, e não tem contato com muitas pessoas. Está assintomático, mas apresentou tosse e não precisou ser medicado. Desde o momento que apresentou sintoma, e que comunicou isso ao filho, foi aconselhado a fazer o teste rápido. O teste rápido feito ainda na semana passada resultou positivo. Esse Senhor procurou a Secretaria da Saúde – SESAU para comunicar o fato, que solicitou contraprova, mediante o Exame PCR. O resultado saiu só saiu na quinta, e foi positivo. Ainda de acordo com o boletim, não foi possível determinar como esse Senhor se contaminou. Esse caso passou a constar nas estatísticas do município. No mesmo boletim, este mesmo Senhor já aparece como curado. Sua quarentena venceu, 14 dias após apresentar o sintoma. Ele não apresenta mais o sintoma. Com mais esse caso confirmado, Unaí contabiliza 18 casos confirmados, e ao mesmo tempo, 13 casos de pessoas curadas.
Busca ativa
Para todos os resultados positivos a equipe da PMU busca informações para fazer busca ativa a fim de encontrar possíveis novos contaminados.