PCMG divulga resultado da Operação Sem Limite em Unaí e Dom Bosco
Foto: Divulgação da PCDF.
A 1ª Delegacia Regional da PC de Unaí-MG divulgou o resultado da operação “Sem Limite”, deflagrada, nessa quinta-feira, 9/7, pelas Polícias Civis de Minas Gerais e do Distrito Federal. Seis mandados de busca e apreensão cumpridos e desarticulação de grupo criminoso especializado em praticar crimes contra a ordem tributária.
Os suspeitos são empresários do ramo de agronegócio, e teriam causado prejuízo de mais de R$100 milhões aos cofres públicos. O cumprimento dos mandados foi nas residências dos alvos, em Unaí-MG, e no escritório deles, na cidade de Dom Bosco-MG.
De acordo com Dr. João Henrique Furtado de Oliveira, – Delegado Regional da Polícia Civil em Unaí, as investigações foram desencadeadas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) que atuou, de forma conjunta, no cumprimento dos mandados.
Como funcionava o esquema
O Delegado detalhou como era o esquema. “As investigações apuraram que os empresários do agronegócio mineiro estariam se utilizando de laranjas para montar empresas fantasmas no Distrito Federal (DF) com intuito de fraudar o fisco do governo do DF. As empresas não recolhiam o ICMS dos grãos que eram comercializados para São Paulo. Tão logo, a Receita do DF identificava a empresa fantasma, fechava a empresa e o grupo montavam novas empresas”.
Segundo Dr. João Henrique, “foram sonegados mais de R$ 100 milhões de reais de impostos devidos ao governo do DF. E com base nas investigações, a justiça decretou o bloqueio do dinheiro nas contas dos investigados, de três fazendas no município de Dom Bosco, cinco imóveis em Unaí, duas aeronaves e vários veículos dos suspeitos”, concluiu o delegado.
Fonte: 1ª DRPCMG de Unaí-MG.