Regional de Unaí realiza treinamento sobre vigilância da água para consumo humano

Credito: Antônio Maria Ferreira.

Nesta quarta-feira (30/9), a Regional de Saúde de Unaí, por meio dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) e Vigilância Sanitária (Nuvisa) e da Coordenação de Vigilância em Saúde(CVS), realizou um treinamento sobre Vigilância da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA). Durante a capacitação, as referências municipais da VIGIAGUA, Vigilância Sanitária, e no Sistema de Gerenciamento do Ambiente Laboratorial (GAL-ambiental) tiveram orientações sobre procedimentos que devem ser adotados na vigilância da qualidade da água destinada ao consumo humano.

Segundo a referência da VIGIAGUA no Nuvepi, Franciele Nascimento Oliveira, o objetivo do treinamento das referências municipais é a implementação das ações da VIGIAGUA. “Está em curso um processo de descentralização da solicitação de análises de água para consumo humano no GAL-Ambiental, visando mais agilidade nos resultados dessas análises e no acesso aos laudos pelas vigilâncias municipais. Isto contribui ativamente no processo de autonomia dos municípios da região de Saúde de Unaí “, avaliou.

Franciele oliveira, ainda destacou a importância da vigilância da qualidade da água na promoção da saúde pública. ” A VIGIAGUA, por exemplo, é um conjunto de ações adotadas regularmente pela autoridade de saúde pública para verificar os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água destinada ao consumo humano e seu padrão de potabilidade, conforme a portaria de consolidação n. º 5, de 28 de setembro de 2017. Considerando assim, aspectos socioambientais e a realidade local, para avaliar se a água consumida pela população apresenta algum risco à saúde humana. Dando seguridade à água consumida. Já o Gal-ambiental e o Sistema da Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano (SISAGUA), quando atrelados ao VIGIAGUA são instrumentos indispensáveis de inserção de dados de coleta, consolidação, analise dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde e perfil da qualidade da água destinada ao consumo humano. Essa vigilância ampliada é fundamental na promoção à saúde e prevenção de doenças causadas por água contaminada “, afirmou.

Por Antônio Maria Ferreira.

Fonte: SES/MG.


Opiniões dos leitores

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *



Current track

Title

Artist