Eleitor reconhece trabalho e reelege Branquinho e Waldir Novais

Foto: Rede social.

Votos de reconhecimento pelo trabalho realizado em quatro anos. Este foi o sentimento da maioria dos eleitores ao votar e reeleger o atual prefeito de Unaí-MG, Jose Gomes Branquinho – PSDB. Foi o que disseram vários entendidos da política unaiense ouvidos pela nossa reportagem. Ao lado do vice-prefeito Waldir Novais, Branquinho foi eleito com 25.126 votos, ou 59,46%.

Porque Branquinho foi reeleito

Foram quatro anos difíceis. A começar pelas condições em que recebeu a prefeitura. Os servidores com salários atrasados, havia, pelos três folhas salariais a serem quitadas, fornecedores sem receber, e uma dividida de mais de R$ 50 milhões. Outro ponto que também exigiu muito conhecimento do prefeito Branquinho foi à demora do governo do Estado em repassar ao município, suas cotas das arrecadações dos impostos. Apesar de todos esses contratempos, a administração foi superando as dificuldades e equilibrando as contas. Neste ultimo ano, com o caixa controlado e até com recursos em conta, algumas obras foram feitas e outras iniciadas. Este esforço aliado à competência administrativa acabou por culminar com a sua reeleição.

Votação tranquila

As eleições transcorreram dentro da normalidade em Unaí-MG. Esta foi a avaliação do Juiz Eleitoral, Dr. Rafael Lopes Lorenzoni. De acordo com o Magistrado, o pleito se deu na ordem desejada com um grau de organização, participação dos eleitores e candidatos conforme o esperado. Ruas limpas, sem o “chamado derramamento de santinhos”, sem registro de aglomerações, bem como, da pratica de “boca de urna”. Os candidatos cumpriram a orientação da Justiça Eleitoral e depositaram dentro do prazo, a sobra de material de campanha no quartel da PM, e na manhã de segunda-feira, 16/11, todo material de campanha descartado no quartel da PM, foi entregue na Cooperativa de Reciclagem. Também não foi verificada nenhuma irregularidade no transporte de eleitores, fato que também contribuiu para o bom êxito da votação. Outro ponto destacado pela Justiça Eleitoral foi o de que os eleitores idosos cumpriram a orientação e compareceram em grande maioria ao horário determinado.
Os cuidados com a pandemia da covid-19 também mereceram a atenção. Em cada seção, álcool em gel foi para a higienização do eleitor.

O Juiz Eleitoral, Dr. Rafael Lopes Lorenzoni, acompanhado do Promotor Eleitoral, Dr. Luiz Pablo, visitou boa parte dos locais de votação e elogiou o que viu, ruas limpas, e os eleitores mantendo o distanciamento.
O Juiz Eleitoral, Dr. Rafael Lopes Lorenzoni fez um balanço das eleições a reportagem Veredas.

Áudio…

O único problema verificado, mas, neste caso, não apenas em Unaí-MG, foi a demora dos sistema informatizado em divulgar o resultados da apuração. A Rádio Veredas fez um trabalho de apuração paralelo, levando em conta o extrato de cada seção. E somente a partir daí, que, mesmo não sendo a contagem oficial, mas, os números sim, o resultado começava a aparecer. Quando a apuração estava com 47%, no sistema do TRE, os correligionários do candidato Branquinho já começavam a comemoração. Já passava das 22h, quando a apuração foi concluída e o resultado divulgado pela Justiça Eleitoral, e assim, confirmava o que a Reportagem Veredas já havia anunciado, a vitória do candidato do PSDB.

Os números finais da eleição majoritária

Branquinho – Coligação: Unaí Melhor pra você! PSDB, CIDADANIA e DEMOCRATAS, obteve: 25.126 votos – 59,46%;

Dr. Tarley, da coligação: A transformação que Unaí Precisa! AVANTE, PSD, e PDT: 16.127 votos – 38,16%;

Geni, PT – da Campanha: Unaí Para Todos: 1.007 votos – 2,38%.

A nossa reportagem ouviu o candidato do Dr. Tarley, em que falou da experiência adquirida ao disputar a eleição, e fez um agradecimento a todos pelo apoio recebido.

Áudio…

Ainda durante a noite, a reportagem Veredas ouviu também o candidato Branquinho e o seu vice, Waldir Novais, que falaram na condição de reeleitos.

Áudio…

Eleição proporcional

Já na eleição para vereadores, a demora na divulgação dos nomes dos eleitos foi ainda mais angustiante, isso porque, a divulgação inicial trazia apenas os mais votados, no entanto, somente com o resultado oficial, que foi possível conhecer os eleitos. Essa demora na divulgação do resultado causou apreensão e expectativa nos concorrentes.
Confira agora os eleitos que vão para a legislatura a partir de 01/01/21 em Unaí-MG, são os seguintes:

Eleitos

Andreia Machado – 2.217 votos CIDADANIA ;
Alino Coelho -1.311 votos – PSDB;
Professor Diego – 1.201 votos – CIDADANIA;
Eugênio Ferreira – 1.165 votos –SOLIDARIEDADE;
Dorinha Melgaço 1.137 votos – PSL;
Cleber Canoa – 1.074 votos – CIDADANIA;
Silas Professor – 1.006 votos – PSDB;
Edmilton Andrade – 979 votos – DEM;
Valdir Mix – 938 votos – PSDB;
Rafhael de Paulo – 877 votos – PSL;
Ronei do Novo Horizonte – 859 votos – SOLIDARIEDADE;
Nair – 846 votos – PSDB;
Paulo Cesar Rodrigues – 728 votos – DEM;
Paulo Arara – 722 votos – PSD;
Petrônio Nego Rocha – 613 votos – AVANTE.

Novatos

Rafhael de Paulo;
Nair;
Cleber Canoa;
Ronei do Novo Horizonte.

Dois ex-vereadores estão voltando

Dorinha Melgaço e Edmilton Andrade.

Suplentes

Ivanilza Borges – CIDADANIA 1.053 Votos;
Carlinos do Demóstenes – CIDADANIA 915 Votos;
Tião do Rodo – PSDB 837 Votos;
Diácono Gê – PSDB 833 Votos;
Ilton Campos – SOLIDARIEDADE 825 Votos;
Nazareno Paulino – PSDB 723 Votos;
Serginho da Rádio – PSDB 714 Votos;
Zé Lucas – SOLIDARIEDADE 681 Votos;
Olímpio Antunes – DEM 653 Votos;
Zé Goiás – PSDB 637 Votos;
Versol Frank – PSL 533 Votos;
Dário Grando – PSL 526 Votos;
Josué de Brito – DEM 475 Votos.

Por Frank Ádamo.


Opiniões dos leitores

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *



Current track

Title

Artist