Por 10 votos a 5, Câmara de Unaí-MG arquiva PL de subsídios
Por Frank Ádamo.
Em votação com muita discussão e acusações, 10 dos 15 vereadores de Unaí-MG decidiram pelo arquivamento do PL-66 que versava sobre a reposição dos próprios subsídios, retroagindo ao ano de 2017. A matéria já havia sido rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça, quando o Vereador Valdir Mix (PSDB), relator, apresentou parecer contrário, o qual foi aprovado, e assim, o PL foi arquivado. No entanto, durante a sessão ordinária dessa segunda-feira, 1/12, o Vereador Ilton Campos (SOLIDARIEDADE) apresentou ao plenário, novo requerimento pelo desarquivamento e recomeçou a discussão em torno do assunto.
Entre vereadores favoráveis e contrários a tramitação novamente da proposta, houve momentos acalorados.
Ao justificar o seu argumento para a aprovação do projeto, o Vereador Ilton Campos fez um discurso em que subiu o tom e até mencionou servidores públicos, beneficiados segundo ele, mas, que agora não apareceram para apoiar os vereadores, que de acordo com o edil, tem direito de receber a reposição.
O Vereador Paulo Arara (PSD), foi ainda mais enfático ao dizer que “vereadores precisam ser homens, vestir calça”, se referindo a aqueles que mudaram de posicionamento depois da repercussão popular.
Votaram favoráveis ao desarquivamento:
Ilton Campos (SOLIDARIDADE);
Paulo Arara (PSD);
Petrônio Nego Rocha (AVANTE);
Olímpio Antunes (DEM);
Valdir Porto (CIDADANIA).
Votos contrários ao desarquivamento:
Andrea Machado (CIDADANIA);
Alino Coelho (PSDB);
Carlinhos do Demostenes (CIDADANIA);
Eugênio Ferreira (SOLIDARIEDADE);
Paulo Cesar Rodrigues (DEM);
Professor Diego (CIDADANIA);
Shilma Nunes (PSD);
Silas Professor (PSDB);
Tião do Rodo (PSDB);
Valdmix Silva (PSDB);
Com o resultado, o projeto foi arquivado em definitivo e o assunto encerrado.