Curado da covid-19, prefeito Branquinho retorna a Unaí-MG
Por Frank Ádamo.
Uma vitória da medicina sobre a SARS-Cov-2. É isso que se pode dizer da cura alcançada pelo de prefeito de Unaí-MG, Jose Gomes Branquinho (PSDB). O pronto restabelecimento da saúde do político foi comemorado em sua de volta a cidade depois de 30 dias de internação. A chegada do Gestor, vindo da Cidade de Patrocínio-MG, se deu no final da manhã dessa quarta-feira, 27.
Branquinho contraiu a covid-19 no final do mês de dezembro de 2020 e desde então estava internado. Inicialmente ele ocupou um dos leitos do Hospital Santa Helena, aos cuidados dos médicos: Dr. Juliano Machado e Dr. Joaquim Tomaz, ambos integram o quadro de servidores do município, e atuam na linha de frente de enfrentamento ao coronavírus.
Dois dias depois, foi necessária a sua internação em uma das UTIs da IntensiLife, no Hospital Santa Mônica. Mesmo com a ajuda dos equipamentos, o quadro apresentou pouca melhora, e a família decidiu fazer remoção para o Hospital Med Center, em Patrocínio, por orientação do filho e Médico, Dr. Felipe Branquinho, que trabalha naquela unidade.
Ao justificar a transferência, Dr. Felipe Branquinho, disse que estando mais perto, ficaria mais fácil cuidar do pai pessoalmente, mas, o prefeito relutava e não queria ser transferido, chegando ao ponto de ser “sedado”, para que isso pudesse ser feito.
A transferência foi cercada de muita preocupação, especialmente durante o translado, pois o quadro clínico de saúde do prefeito era delicado, mas, tudo correu bem. A sua internação na Cidade do Triângulo Mineiro se deu em 31/12/20, onde permaneceu até 25/01.
Nesse período, o prefeito enfrentou dias de muita luta contra a doença. Foi “entubado” e precisou ser colocado na posição “Prona” (barriga para baixo) objetivando uma melhora da respiração.
Dias de apreensão
Aos poucos, o paciente foi apresentando alguns momentos de melhora, e em um deles, deixou a Unidade de Terapia Intensiva, isso no dia 07/01, indo para um quarto de internação. De acordo com o Médico Intensivista, o prefeito já estava curado da covid, causa do seu internamento inicial, mas, no dia seguinte, seu quadro de saúde piorou, e ele precisou ser levado novamente para a UTI.
Recuperado da covid, mas, diagnosticado com “Sepse”, que é uma infecção no sangue que pode levar até a morte do paciente, Branquinho, mais uma vez, conseguiu se recuperar. De alta hospitalar, ele permaneceu mais dois em Patrocínio, e por volta das 07h da manhã desta quarta, iniciou seu retorno a Cidade pala qual se diz apaixonado.
Recepção
A chegada de Branquinho de volta a Unaí teve momentos emocionantes. Um grupo de pessoas amigas, representantes dos Clubes de Rotary, o vice-prefeito Waldir Novais (prefeito em exercício), o ex-prefeito Anterio Manica, familiares e simpatizantes foram saudá-lo, em uma das ruas laterais da BR-251, ao lado do MartMinas, no acesso ao Bairro Divinéia. De dentro do carro, Branquinho rezou com as pessoas e agradeceu as orações de todos (a).
Retorno das atividades
Em Unaí, Branquinho, que está licenciado do cargo de prefeito, seguirá realizando alguns procedimentos de reabilitação, como, fisioterapia pulmonar e motora, para se recuperar das seqüelas da covid. A sua atividade política não tem data definida para ser retomada. Isso porque, como ele mesmo disse em uma das entrevistas a Rádio Veredas, não há pressa para voltar ao trabalho.
Números da covid na Cidade de Unaí
Durante toda a pandemia, a Cidade já registrou 19.339 casos suspeitos. (O Ministério da Saúde orienta notificar toda pessoa com síndrome gripal, como suspeita de covid-19). Desse total, 4.238 casos foram confirmados (São casos que constavam do número de suspeitos, e o exame resultou positivo). 3.965 pessoas foram curadas da enfermidade (São aqueles casos que constavam como confirmados, e após 14 dias de monitoramento feito pela SESAU, deixaram de apresentar sintomas). Conforme o último boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira, 27, 2.166 casos foram descartados (Se referem aos casos que estavam relacionados como suspeitos, mas, o exame resultou negativo). Ainda conforme o documento, o município registrou 62 óbitos e um caso está em investigação.