SEMED recua em razão do aumento de casos de covid, e suspende o início do ano letivo com aulas presenciais
Por Frank Ádamo.
Depois de anunciar que o início do ano letivo da Rede Pública Municipal de Ensino Unaí-MG começaria com aulas presenciais a partir de 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) deu um passo atrás e foi obrigada a recuar em razão do aumento de casos de covid-19.
A data está mantida, mas, no modelo de Ensino a Distancia, aulas remotas. A decisão veio após uma reunião demorada no final da tarde dessa quinta-feira, 28/01, em que participaram representantes da Secretaria Municiapal de Saúde (SESAU) e membros do Comitê de Contingências da Covid. Um novo decreto foi editado e publicado na manhã desta sexta-feira, 29/1/2021. Sob o número 5.475, o documento “dispõe sobre a suspensão do retorno às aulas no Município de Unaí, e dá outras providências”.
A reportagem da Rádio Veredas ouviu o Secretário de Educação, professor Geraldo Magela, que fez um balanço desde as discussões iniciais para a volta das atividades escolares pelo método presencial. O Gestor da Pasta da Educação informou que as aulas na Rede Municipal de Educação, reiniciam na data programada, porém, no modelo de Ensino a Distância, a exemplo do que ocorreu no ano passado. O Secretário explicou que nem todas as series voltarão nesse primeiro momento, por orientação do grupo de trabalho. Sobre como fica a questão das escolas do segmento particular. Ele disse que elas voltam também em 01/02, só que na forma presencial. Explicou o Secretário.
O Secretário Geraldo Magela disse ainda que o prazo para que as escolas particulares apresentem seus protocolos está correndo. Perguntado sobre o que mais teria pesado nesse recuo de suspensão das aulas presenciais, o professor Geraldo Magela foi enfático ao dizer que a prudência e a responsabilidade com a saúde da população.
Áudio…
Confira a abaixo a íntegra do decreto que passou a vigorar: