Solenidade marca o lançamento da Operação Filhas de Minas da PMMG
Em solenidade realizada na manhã dessa quarta-feira, 01/9, em frente à sede do 28º Batalhão de Polícia Militar, em Unaí-MG, a PMMG realizou o Lançamento da Operação Filhas de Minas. A operação faz parte dos eventos comemorativos de aniversário dos 40 anos de inclusão da mulher nas fileiras da honrosa Polícia Militar de Minas Gerais.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da 16ª RPM, Coronel Terence Pablino Floriano Guimarães, e contou com a presença do Comandante do 28º BPM, Tenente-Coronel Amerson César Lourenço Braga; do Subcomandante do 28º BPM, Major Rodrigo Alexandre Ramos; do Comandante da 16ª Cia PM MAmb, Major Eustáquio Tadeu Lobo Veloso; e do Comandante da 94ª Cia TM, Capitão Anderson Maciel Gil. O evento contou também com a participação de militares, dentre eles policiais femininas, os quais foram empenhados na operação comandada pelo 1º Tenente Vitor Oliveira Rocha Fontes.
Durante a solenidade, foi entregue simbolicamente um Kit Especial, contendo um colete e um armamento para a Cabo Giselle de Oliveira Silva, a qual representou todas as policiais femininas, como forma de apoiar e valorizar as policiais militares de Minas Gerais que, diuturnamente, prestam um trabalho árduo em prol da segurança do povo mineiro, mesmo com o sacrifício da própria vida.
Dia histórico
O grande marco das comemorações foi à aprovação do projeto de Lei 473/2019, que instituiu o Dia da Policial Militar Feminina de Minas Gerais, em 1º de setembro, data de ingresso das primeiras mulheres na Instituição, por meio do Curso de Formação de Sargentos, em 1.981.
Reconhecimento do Comando
Durante a solenidade, o Comandante Regional, Coronel Floriano, parabenizou todas as policiais militares de Minas Gerais pelo importante papel que cada uma desempenha dentro da Instituição, estando presentes em todas as áreas da PMMG. Parabenizou, ainda, pelos relevantes serviços prestados à sociedade mineira, contribuindo, com força e leveza, para a promoção da paz social.
A Operação Filhas de Minas ocorrerá durante todo o dia, com atividades de prevenção e repressão qualificada, proporcionando a melhoria da sensação de segurança e a redução do medo do crime.
Fonte: Agência Regional de Comunicação Organizacional da 16ª RPM.